Nome completo: Silmar Leite Fortes

Nascimento: 28/05/1957

Local: Petrópolis-RJ

Filiação partidária:

Temas de interesse: saúde, meio ambiente, direitos humanos, urbanização, habitação, educação

Áreas de atuação (geográfica): Todo o município

Comissões Permanentes: Defesa da Saúde (Presidente), Serviços Públicos e Segurança Pública (Vice-Presidente) e Justiça e Redação (Vogal)

Conheça o vereador:

Silmar Fortes é enfermeiro sanitarista e trabalhador da saúde desde agosto de 1981, quando começou a trabalhar como encarregado de postos de saúde. Formou-se em 1982 na Universidade Católica de Petrópolis em enfermagem e obstetrícia.

É também pós-graduado em saúde pública, comunitária e de família. Foi diretor do Centro de Saúde Coletiva, coordenador de Epidemiologia e apoiador institucional da Atenção Básica.

Na Casa Legislativa atuou por seis anos como vereador, fiscalizando e trabalhando em diversas áreas.

Como presidente da Comissão em Defesa da Saúde buscou a organização, estruturação e otimização do atendimento. Fiscalizou as ações do Executivo Municipal em audiências públicas, em especial nas reuniões que discutiram os números da Saúde nos encontros quadrimestrais que avaliam a gestão da pasta.

Retornou à Câmara em setembro de 2018, após 21 meses à frente da Secretaria de Saúde. Neste período foi responsável por diversas realizações na pasta, entre elas:

- Reduziu as filas de espera por cirurgias e exames;

- Participou da negociação para pagamento de mais de R$ 13 milhões em dívidas do município acumuladas desde 2015 junto ao Hospital Santa Teresa;

- Liderou a pactuação de mais de R$ 183 mil em repasses do Governo Federal para realização de neuroembolização na unidade;

- Conseguiu junto ao Governo Federal a habilitação de mais dois leitos de UTI neonatal no Hospital Alcides Carneiro e 15 de tratamento intermediário;

- Trouxe para Petrópolis o Núcleo apoio ao Programa Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB), implantado com duas equipes.

Informações fornecidas pelo Gabinete do Vereador