Equipe 

Como trata-se de uma iniciativa em conjunto, a equipe é formada por membros das duas instituições, contando com a participação de Professores e alunos da UERJ, e funcionários da Câmara Municipal de Petrópolis.

Integrantes

Maria das Graças Ferreira 

Coordenadora do Projeto “Palácio Amarelo: Plano de Ação e Preservação".

Professora Adjunta da UERJ-DAU, arquiteta, mestre em Ciências da Arquitetura e Doutora com linha de pesquisa na área de Restauração e Gestão do Patrimônio; está à frente da coordenação de Projetos de Extensão Universitários de Educação Patrimonial e restauração na DAU/UERJ como a ação de pesquisa da Casa do Barão do Rio Branco; E atua como coordenadora da Pós graduação no Curso de Especialização em Gestão e Restauro Arquitetônico DAU/UERJ.

Patrícia Drach, D.Sc.

Professora e pesquisadora da UERJ-DAU. Coordenadora do grupo de pesquisa Lab-UrBiS - CNPq.

Arquiteta com doutorado em Modelagem Computacional LNCC/MCTIC, atuando principalmente nos seguintes temas: conforto ambiental, pesquisa de campo, sustentabilidade ambiental e microclima urbano. Coordena os projetos de extensão “Análise e Diagnósticos de Pequenos Assentamentos: Vilas Residenciais, Operárias e Prisionais” e “Conexões Sustentáveis: Urbano – Rural” – DAU/ESDI/ UERJ e o projeto de pesquisa “Mapeamento de possíveis estratégias para lidar com o aquecimento urbano: adoção de alternativas sustentáveis para melhorar a qualidade de vida” – PROURB/UFRJ

Raquel da Costa Nery

Consultora para o Projeto "Palácio Amarelo: Plano de Ação e Preservação".

Arquiteta e Urbanista, mestre em Espaço e Cultura com ênfase em Preservação do Patrimônio Cultural pela FAU USP. 15 anos de experiência em Preservação Cultural e reabilitação de Centros Históricos. Atua junto à orientação e execução das etapas do planejamento estratégico e participativo para o Palácio Amarelo, ferramenta de participação social, gestão estratégica e preservação de monumentos históricos.

Carina Martins

Doutora em História, Política e Bens Culturais pela FGV-RJ (CPDOC). Mestre em Projetos Sociais e Bens Culturais pela FGV-RJ (CPDOC), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora e graduação em História pela mesma universidade. Fez doutoramento sanduíche em Museologia Social na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa). Atua como professora universitária desde 2001 em diferentes instituições. Foi diretora do Departamento de Difusão Cultural do Museu Mariano Procópio. Tem experiência com projetos acadêmicos e culturais nas áreas de educação, História, museus e patrimônio. Professora adjunta da UERJ a partir de 2012. Atualmente, desenvolve projetos sobre patrimônio, educação e democracia, com ênfase no Museu da Maré (RJ). 

Bernardo Vieira

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2000), mestrado (2006) e doutorado (2018) pelo programa PROARQ da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi professor substituto no departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Juiz de Fora e na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Lecionou também no Curso de Arquitetura e Urbanismo do centro Universitário UNISUAM. Trabalhou em diversos escritórios de arquitetura do Rio de Janeiro e como arquiteto contratado do Hospital Quinta D`Or. Fez parte da equipe premiada no concurso Morar Carioca (2010) e na Lei Murilo Mendes de Incentivo a Cultura da cidade de Juiz de Fora (2013), onde publicou seu livro A Comunhão das Artes e da Arquitetura: as residências de Arthur Arcuri. Tem experiência na área de Arquitetura, atuando principalmente nos seguintes temas: Projetos de arquitetura, ensino de arquitetura, orientação de trabalho final de graduação, ilustração e desenho para livros. Atualmente é Professor Adjunto no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Escola Superior de Desenho Industrial - ESDI- da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Além das disciplinas de desenho à mão livre, atua também como Coordenador Regional dos campi UERJ na cidade de Petrópolis. 

Claudia Baima

Professora Adjunta da UERJ/DAU. Arquiteta. Doutora e Mestra pelo PROARQ/FAU/UFRJ na área de Restauração e Gestão do Patrimônio. Atuação desde 2000, nas áreas referentes à conservação, restauração e reabilitação de imóveis protegidos, preservados e tombados. No âmbito da universidade, coordena o projeto de extensão junto aos alunos em parceria com o IPHAN para a rerratificação da Portaria n° 213/96, que dispõem sobre o entorno dos bens tombados na cidade de Petrópolis/RJ; coordena o projeto de extensão relacionado à conservação e salvaguarda de acervos fotográficos de arquitetos e urbanistas; colaboradora técnica para o diagnóstico e estudo luminotécnico e de adequação das instalações elétricas do Museu Casa do Colono, Petrópolis.

Alexia Cantreva 

Bolsista do projeto de extensão “Preservação – Educação Patrimonial Casarões e Palacetes do Centro Histórico de Petrópolis” da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Estudante do 6° período do curso de Arquitetura e Urbanismo DAU/ESDI - UERJ.

Sabrina Luise do Nascimento

Iniciação Científica do Projeto "Palácio Amarelo: Plano de Ação e Preservação" da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Estudante do 6° período do curso de Arquitetura e Urbanismo DAU/ESDI - UERJ.

Gabriela Freitas

Estagiária da Câmara Municipal de Petrópolis no Projeto "Palácio Amarelo: Plano de Ação e Preservação" da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Estudante do 9° período do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade DAU/ESDI - UERJ.

Filipe Graciano

Estagiário da Câmara Municipal de Petrópolis no Projeto "Palácio Amarelo: Plano de Ação e Preservação" da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Estudante do 9° período do curso de Arquitetura e Urbanismo DAU/ESDI - UERJ.

Tarsila Rangel

Assessora da Comunicação da Câmara Municipal de Petrópolis

Jornalista. Com atuação em assessoria de imprensa, comunicação empresarial e eventos.

Rafael Marques

Comissão de Projetos especiais e Infraestrutura da Câmara Municipal de Petrópolis

Estudante na área de Educação e Saúde. Com atuação em Projetos Sociais e assessoria na área legislativa.

Paulo Kapps

Diretor Administrativo da Câmara Municipal de Petrópolis

Advogado e administrador de empresas. Com atuação na iniciativa privada por mais de 20 anos e no serviço público, em alguns períodos, como assessor jurídico e diretor administrativo em empresa de economia mista. Advogado atuante há mais de 35 anos.