Eleito presidente da Câmara Municipal em votação realizada no início da tarde desta sexta-feira (01/01), o vereador Hingo Hammes (DEM) é o primeiro presidente da Câmara Municipal a assumir interinamente o cargo de prefeito no início do mandato. A posse como prefeito é uma determinação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), seguindo o que prevê a Lei Orgânica Municipal em casos de impossibilidade de o nome mais votado nas eleições municipais assumir o cargo.

Já como prefeito interino, Hingo Hammes pediu o apoio dos demais vereadores para a administração da cidade e frisou a importância da união de todos na busca de soluções para questões urgentes, como o atendimento a pacientes com sintomas de covid-19. “É hora de deixarmos de lado qualquer questão político-partidária. Precisamos nos unir, trabalhar para administrar a cidade, garantindo que a população tenha acesso aos serviços públicos”, afirmou.

O compromisso é governar com transparência e diálogo, buscando o apoio de nomes fortes em cada área, que possam contribuir com a administração municipal. “Sabemos que são muitos os desafios, mas, com independência, serenidade e responsabilidade vamos buscar novas ideias. Queremos colocar em prática ações e projetos que efetivamente façam diferença no dia a dia da população, buscando novos caminhos e corrigindo os rumos sempre que necessário”.

Concorreram também ao cargo de presidente da Casa os vereadores Gilda Beatriz (PSD), Marcelo Lessa (SD), Yuri Moura (PSOL), Eduardo do Blog (Republicanos) e Octávio Sampaio (PSL). Hingo Hammes foi eleito com seis votos, contra dois de Gilda e Lessa e um único voto para os demais.

Após a escolha de Hammes, o colegiado elegeu Fred Procópio (PL) como 1º Vice-Presidente da CMP. Fred vai comandar o Legislativo nos próximos meses, até a definição da situação no Governo Municipal com a possível convocação de novas eleições municipais. Ambos foram empossados no mesmo dia em suas respectivas funções.

Em seguida, foram eleitos os demais membros da Mesa Diretora, que ficou composta ainda por Junior Coruja (PSD) como 2º Vice-Presidente, Yuri Moura (PSOL) como 1º Secretário e Junior Paixão (DC) como 2º Secretário. Ao final da sessão solene, a nova Mesa Diretora empossou o vereador Gil Magno (DC), na vaga deixada pelo vereador Paulo Igor, que faleceu nesta quinta-feira (31/12), vítima da Covid-19.