As sessões da Câmara Municipal de Petrópolis voltaram a ser presenciais nesta terça-feira (11.08). Com uma série de medidas de segurança, recomendadas em protocolo interno distribuído pela Mesa Diretora, que incluem a aferição de temperatura na entrada da casa, utilização de máscaras, distanciamento e disponibilização e orientação para o uso de álcool em gel. A Casa também foi aberta para atendimento - respeitando limite de até 30% da capacidade de pessoas. O horário de funcionamento, de segunda a sexta-feira passou a ser de 9h às 18h. As orientações foram publicadas na Portaria 023/2020, publicada na segunda (10).

De acordo com o documento, os gabinetes dos vereadores passaram a funcionar com sistema de revezamento de plantão, com no máximo quatro pessoas trabalhando simultaneamente em turnos de 9h às 13h30 e de 13h30 às 18h. A exceção é para o setor de apoio às comissões, onde as atividades poderão ocorrer com até 10 pessoas ao mesmo tempo - sempre obedecendo às orientações de afastamento. Os funcionários dos grupos considerados de risco como aqueles com idade superior a 60 anos, continuam dispensados do trabalho presencial, podendo atuar em sistema home-office.

“Desde o dia 13 de março, a Câmara vem adotando medidas mais rígidas de acesso para evitar aglomeração de pessoas em suas dependências, evitando a proliferação da Covid-19. Entendemos, porém, que é necessária a volta às atividades presenciais, de maneira paulatina e obedecendo aos protocolos de segurança. Observamos também as taxas de ocupação de leitos dos hospitais da cidade, que tem ficado em torno dos 30%, e isso é mais um fator que assegura essa nossa etapa de flexibilização”, explica o presidente da Câmara, o vereador Hingo Hammes (DEM).

A Portaria 023/2020 está disponível aqui.