Imprimir

Coordenador da cartilha ‘Todos contra as Fakenews’ vai abordar responsabilidades civis e criminais no compartilhamento e publicação de informações falsas


A Câmara Municipal de Petrópolis vai transmitir em todas as suas plataformas on-line, no próximo dia 10 de agosto, a partir das 14h, uma palestra com o advogado Luiz Augusto Filizzola D’Urso, coordenador da cartilha “Todos contra as Fakenews”. A transmissão tem por objetivo subsidiar o debate público e promover o esclarecimento da população sobre a questão das Fakenews (Notícias Falsas – em tradução livre) e as responsabilidades civis e criminais às pessoas que compartilham e publicam tais informações.

A transmissão pode ser acompanhada pelo canal 98 da TechCable, pelo site www.cmp.rj.gov.br e pelo Facebook (https://www.facebook.com/camaramunicipaldepetropolis). Durante a palestra, o advogado vai tratar do conceito de fakenews, seu enquadramento jurídico, o impacto dessas notícias na esfera pública e no debate político, além dos crimes de reputação. A intenção é subsidiar o debate público sobre o tema uma vez que elas provocam a deterioração da sociabilidade pública e do debate político e como elas têm impactado a qualidade da democracia brasileira.

O presidente da Câmara, o vereador Hingo Hammes (DEM), destaca a importância de levantar a discussão. “As fakenews podem gerar consequências devastadoras na vida das pessoas e, por isso, é importante discutirmos esse tema e trazer informações de estudiosos no assunto para aprofundar seus detalhes. Será uma excelente oportunidade não só para os vereadores, mas para a população de Petrópolis ter acesso a mais informações sobre esse assunto”, destaca.

“Todos Contra as Fakenews” é uma cartilha lançada pela Câmara Municipal de São Paulo, neste mês, por meio da Escola do Parlamento, com o apoio da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (ABRACRIM). A publicação apresenta dicas práticas para toda a população como, por exemplo: “preste atenção às datas da publicação”, “confira se o site é conhecido e nunca compartilhe em caso de dúvidas“, “leia o texto e desconfie de títulos apelativos“, “verifique a formatação e a existência de erros“, entre outras informações.