O projeto de criação da Frente Parlamentar de Agricultura, apresentado pelo vereador Silmar Fortes (MDB) na segunda sessão desta quinta-feira (20.02) foi aprovado com 11 votos em primeira e segunda discussão na Câmara Municipal. A medida tem como objetivo promover debates, simpósios, seminários e outros eventos que envolvam a política de desenvolvimento agrícola e fundiária do município.

A proposição busca, além de melhorar a produtividade agrícola, elaborar uma política setorial para áreas da agricultura, realizando um diagnóstico situacional, bem como de preservação do meio ambiente, considerando que as áreas rurais, em sua maioria, são mananciais de captação de água para consumo.

“A criação dessa Frente Parlamentar tem o intuito de conhecer e auxiliar a divulgação de novos métodos e processos que fortaleçam a política de agricultura sem agrotóxicos em Petrópolis”, explica o vereador Silmar Fortes, lembrando que as reuniões serão abertas a todos os cidadãos, que terão direito à voz, desde que sejam estabelecidos os critérios e normas.

Ainda de acordo com a proposta, serão consideradas pela frente a prevenção, proteção, melhoria das técnicas de cultivo, preservação do meio ambiente, infraestrutura, logística de abastecimento, pontos de venda, extensão rural, recuperação de estradas vicinais e programas de capacitação e formação, assim como a garantia de direitos constitucionalmente previstos.