Uma indicação legislativa do vereador Marcelo Lessa (PR) aprovada em sessão plenária nesta quinta-feira (06.02) propõe ao executivo a implementação de bueiros ecológicos em Petrópolis. A proposta tem como finalidade reter o lixo que é jogado nas ruas para não entupir os bueiros e impedir a passagem da água, diminuindo a possibilidade de transbordamento dos rios. A proposta foi aprovada com 10 votos dos parlamentares.

De acordo com o anteprojeto apresentado à Câmara, os bueiros atuais do município deverão ser trocados por outros capazes de armazenar resíduos sólidos jogados nas vias públicas. O programa implementará um sistema de bueiro com caixa coletora composto por duas partes: um cesto em termoplástico, que funcionará como uma espécie de filtro e um suporte para alojar este cesto, com capacidade mínima de 300 litros, no interior do bueiros, logo abaixo da boca de lobo, que irá agir como uma peneira.

“A implementação dos bueiros ecológicos visa agilizar a limpeza e retirada de rejeitos e resíduos sólidos dos bueiros, pois, em razão da obstrução, acabam causando inundações, alagamentos e prejuízos a todos que precisam passar por esses locais, inclusive levando dejetos e descartes que irão poluir os córregos e rios da região. Inicialmente, o projeto poderá atender os pontos indicados pela Secretaria de Obras, Secretaria de Habitação, considerando os locais que apresentam histórico de problemas em razão da vazão das águas”, explica o autor da proposta, o vereador Marcelo Lessa.

O anteprojeto também apresenta a destinação dos resíduos que ficarem nas coletoras. A intenção é que eles sejam recolhidos e encaminhados para a reciclagem, em local a ser definido pela Secretaria de Meio Ambiente. De acordo com o documento aprovado pelos vereadores, o poder executivo também poderá firmar convênios e parcerias com outros entes públicos e com organizações da sociedade civil e captar recursos de fundos destinados ao desenvolvimento do saneamento básico.

banner principal