Proposta é do vereador Justino do RX e objetiva valorizar os catadores que trabalham de forma organizada no município

A Câmara aprovou na terça-feira (22.01) o Anteprojeto de Lei do vereador Justino do RX que indica ao executivo a necessidade de um Programa Municipal de Apoio aos Catadores de Materiais Recicláveis. O objetivo é valorizar o apoiar a categoria que atua em Petrópolis de maneira organizada.

O anteprojeto enviado ao executivo propõe diferentes aspectos que vão desde a articulação em diferentes esferas para garantir à gestão integrada dos resíduos sólidos, à capacitação técnica dos catadores, incentivo à criação de cooperativas, apoio a programas de educação ambiental, entre outros pontos essenciais para o desenvolvimento da categoria.

“A reciclagem do lixo doméstico urbano e rural é, hoje, uma alternativa para muitas famílias excluídas do mercado de trabalho. As cooperativas e associações, são, portanto, importantes instrumentos de organização popular para o enfrentamento da pobreza extrema, resgate da dignidade da população e acesso às políticas públicas”, explica o vereador autor do projeto, Justino do RX.

banner principal