Em sessão ordinária realizada na tarde desta segunda-feira (23/12), o vereador Hingo Hammes (PTB) foi eleito presidente da Câmara Municipal de Petrópolis com 13 votos. O candidato concorrente à Presidência, vereador Marcelo Lessa (SD), recebeu um voto. Foi registrada uma ausência. A posse se deu imediatamente após a eleição, tendo em vista o cargo ter se tornado vago na última quinta-feira , após a destituição do ex-presidente Roni Medeiros.
Formado em Educação Física, com MBA em Gestão Empresarial, Hingo tem 37 anos, é casado e tem um filho. Eleito como primeiro suplente do Partido Trabalhista Brasileiro em 2016, foi Superintendente de Esportes e Lazer da Prefeitura de Petrópolis até janeiro deste ano, quando assumiu o mandato de vereador. Em março, foi eleito 2º Secretário da Câmara, cargo que ocupava até a data de hoje (23/12). Seu trabalho como vereador se destaca nas áreas do esporte, lazer, geração de emprego e renda, tecnologia e participação popular.
Para o cargo de 2º Secretário, que ficou vago com a eleição de Hingo Hammes como presidente da Casa, foi eleito o vereador Marcio Arruda (PR). Continuam como membros da Mesa Diretora os vereadores Maurinho Branco (PP) como 1º Vice-Presidente; Silmar Fortes (MDB) como 2º Vice-Presidente; e Jorge Relojão (PRP) como 1º Secretário.
Em seu primeiro pronunciamento, agora como presidente da Câmara, o vereador agradeceu o apoio dos demais vereadores, de forma particular aos que o procuraram há alguns meses atrás e apostaram no seu nome como gestor, fazendo com o mesmo acreditasse na possibilidade de se lançar candidato ao cargo. Agradeceu também aos membros da atual Mesa Diretora, que fizeram parte com ele da atual gestão nos últimos dez meses, e que muito contribuíram com o seu aprendizado.
Segundo Hingo Hammes, sua gestão estará aberta ao diálogo com os demais partidos e vereadores. Ele ressaltou a importância de construir um bom relacionamento com os parlamentares, “independentemente da bandeira partidária”. O parlamentar assume a presidência para o período de pouco mais de um ano, tendo em vista que o mandato da atual Mesa Diretora se encerra em 31 de dezembro de 2020.