O projeto "Escola na Câmara" foi um sucesso em 2019. O êxito pode ser mensurado com os números totais apresentados pelo setor de Projetos Especiais da Câmara Municipal neste final de período. Ao longo deste ano o Legislativo recebeu a visita de 2.144 alunos de 27 escolas públicas e particulares. Em 2018, 453 estudantes de oito unidades de ensino participaram do projeto. Com um aumento de 473%, o demonstrativo aponta que a presença de estudantes na casa é quase cinco vezes maior quando comparado ao ano anterior.

Outro ponto de destaque foi a visita de unidades educacionais de fora da cidade. Das 27 escolas, nove vieram de outras cidades fluminenses e duas são do Estado de Minas Gerais.

Do município do Rio de Janeiro vieram duas escolas, além de duas de Duque de Caxias, uma de Cantagalo, uma do município do Carmo, uma de Queimados e uma de Três Rios. Duas faculdades vieram do Estado de Minas Gerais (Faculdade Federal de Viçosa e Instituto Federal do Norte de Minas Gerais).

"A Câmara Municipal oferece à população muito mais do que apenas o debate político. A rica história dessa casa legislativa foi muita mais explorada e o resultado desse incremento pode ser medido com os números apresentados. Os alunos têm a oportunidade de aprender sobre as atuações do Executivo, Legislativo e Judiciário, conhecer os personagens históricos e o envolvimento de Petrópolis em todo cenário político brasileiro”, atesta o vereador Maurinho Branco (PP), presidente em exercício da Câmara, que parabeniza todos os servidores envolvidos neste projeto.

O projeto "Escola na Câmara" consiste em apresentação para os alunos, com conteúdo histórico e o trabalho desenvolvido pelos vereadores, com objetivo de desenvolver o espírito de cidadania e atenção dos jovens as questões políticas e administrativas das casas legislativas. Os interessados devem entrar em contato com o setor de Projetos Especiais da Casa, pelo telefone 2291-9282 e agendar a participação.

Projeto "Câmara Mirim" também se destaca ao longo do ano

Outro projeto que também envolve diversas unidades escolares da cidade é o "Câmara Mirim". Essa ação consiste em promover reuniões, nos mesmos moldes das Reuniões Ordinárias dos Vereadores, onde estudantes do ensino fundamental, selecionados internamente por cada colégio, apresentam e votam proposições, que são deliberadas no plenário. Todos recebem treinamento e aulas com temas que envolvem os três poderes, além dos direitos e deveres dos cidadãos.

Esse ano foram selecionados 21 alunos de escolas particulares e 21 alunos de escolas públicas, totalizando 42 vereadores-mirins, de 26 escolas. Foram emitidos 68 certificados e 68 moções para os alunos participantes.

banner principal