Foi aprovada na tarde de hoje (05/11), em regime de urgência, na Câmara Municipal de Petrópolis, o projeto de lei 4929/2019, que institui o Dia do Ciclista no âmbito do município de Petrópolis. De acordo com o projeto, a data será comemorada todos os anos no dia 15 de outubro, numa homenagem ao ciclista Carlos Alberto Guimarães da Silva, que faleceu há 20 dias após ser atropelado na Avenida Barão do Rio Branco enquanto pedalava.

O autor da proposta, vereador Marcelo Lessa (SD), ressaltou a importância da data, para que a memória do ciclista fique para sempre na história da modalidade em Petrópolis. “Foi um acidente terrível, que precisa servir ao menos para conscientizar as autoridades com relação à segurança nas ciclofaixas de nossa cidade. O tema está em destaque nesse momento e não podíamos esperar o trâmite normal da Casa para que esse projeto fosse aprovado”, explicou o vereador, justificando a sua inclusão.

Marcelo Lessa foi também o requisitante e presidente de uma audiência pública realizada na última quinta-feira (31/10), na Câmara, para tratar da segurança dos ciclistas, entre outros temas. A presidente da Associação de Ciclistas de Petrópolis, Isabella Guedes, acompanhou a aprovação do projeto na assistência. A proposta foi aprovada por unanimidade pelos 12 vereadores presentes à sessão e segue agora para a sanção do prefeito Bernardo Rossi.