Foi aprovada na última quarta-feira (30/10) na Câmara Municipal a Indicação Legislativa do vereador Silmar Fortes (MDB) que solicita ao Executivo Municipal a criação de Projeto de Lei que declare o município de Petrópolis como "Cidade Universitária".

A Indicação visa fomentar práticas educacionais que favoreçam a promoção da educação na cidade "A ideia é que o Poder Público promova um conjunto de medidas que facilitem o acesso e o convívio entre os estudantes universitários, produzindo assim um ambiente favorável ao desenvolvimento da educação e que auxilie na implantação de outras universidades públicas ou privadas. Com isso, poderemos também incentivar pesquisas e práticas de empreendedorismo acadêmico, possibilitando também convênios com empresas juniores", destacou Silmar.

As empresas juniores citadas pelo vereador são entidades organizadas sob a forma de associação civil gerida por estudantes matriculados em cursos de graduação de instituições de curso de nível superior, com o propósito de realizar projetos e serviços que possam contribuir para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos associados, capacitando-os para o mercado de trabalho.

Silmar levanta ainda que a prefeitura poderá desenvolver projetos de interesse público e social com as universidades. "O objetivo é prestar serviços de saúde, educação, assistência social, entre outros, ligados aos cursos oferecidos no município. Com a promulgação da lei, Petrópolis poderá estar no patamar das cidades favoráveis ao desenvolvimento da educação superior e assim abrir espaços de práticas na prefeitura em suas diversas secretarias e no desenvolvimento das políticas públicas na cidade".

banner principal