O projeto “Escola Na Câmara” recebeu na manhã desta quarta-feira (02.10) 26 alunos do 2º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Alto Independência. A ação tem a função de despertar nos jovens estudantes o espírito de cidadania, dando-lhes oportunidade de conhecerem um pouco mais sobre a história de Petrópolis e da Câmara Municipal, a realização de uma sessão legislativa, a organização e funcionamento dos poderes públicos através de visitações ao Legislativo.

A visitação é realizada em aproximadamente 40 minutos e percorre as instalações da Casa Legislativa, onde é proferida uma aula sobre o funcionamento dos três poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário – e os deveres e direitos de cada cidadão.

“Essa ação impacta positivamente na vida acadêmica desses alunos, que tem contato direto com o funcionamento desta casa e podem aprender ainda a história da cidade. Faço um convite para que mais escolas, públicas e particulares, possam nos visitar”, destaca o presidente interino da Câmara, vereador Maurinho Branco.

O projeto Escola na Câmara é aberto à participação de todas as escolas – estaduais, municipais e particulares -, sendo necessário o agendamento de data e horário com o setor de Projetos Especiais da Câmara Municipal. A palestra é ministrada pelo professor José Carlos Eiras, servidor do Setor de Projetos Especiais da Casa Legislativa.

Ao longo de 19 anos desde sua implementação, alunos de mais de 200 escolas já passaram pelo projeto, que envolve crianças entre nove e 15 anos. A Câmara recebe a visita de escolas públicas e particulares, da cidade e também de outros municípios. Os interessados devem entrar em contato com o setor de projetos especiais da casa, pelo telefone 2291-9282 e agendar a participação.