A Câmara Municipal de Petrópolis realizou na noite de sexta-feira (05/07), em parceria com o Instituto Histórico de Petrópolis (IHP), a solenidade de entrega dos títulos de Cidadania Petropolitana e as Medalhas Koeler. O evento aconteceu este ano no Salão Nobre da Universidade Católica de Petrópolis (UCP), no Campus Benjamim Constant. O Título de Cidadania e as Medalhas Koeler são as maiores honrarias concedidas no município.

A solenidade foi conduzida pelo presidente em exercício da Câmara, vereador Maurinho Branco (PP), que fez questão de agradecer a todos que participaram e colaboraram com o tradicional evento. Entre os seus homenageados com o título de cidadania este ano, o ex-presidente do Flamengo, jornalista e empresário Kléber Leite, que destacou a homenagem: “Querem saber como me sinto? Tendo oficializada a união com a mulher amada, após quase quarenta anos de linda e adorável vida em comum. Agradeço ao vereador Maurinho Branco pela minha indicação. Sinto-me honrado, feliz e, finalmente casado com a cidade amada”, comentou.

Fátima Argon falou em nome do Instituto Histórico de Petrópolis, e em seu pronunciamento lembrou de momentos históricos da cidade ligados, principalmente, ao Imperador D. Pedro II e à Princesa Isabel. O orador em nome dos vereadores foi Justino do RX (MDB). Esse ano 45 pessoas foram homenageadas. Receberam a medalha o ex-presidente da Câmara, Nelcyr Antônio da Costa, o membro titular do IHP, Prof. Joaquim Eloy Duarte dos Santos e o Promotor de Justiça da 1ª Promotoria de Justiça da Infância e Juventude da Comarca de Petrópolis, Vicente de Paula Mauro Junior. Todos foram premiados com a medalha no Grau Cruz de Distinção, criada em 1957, e desde então sendo atribuída a pessoas e instituições que, de maneira especial, contribuíram para o progresso ou desenvolvimento de Petrópolis.

Com o título de cidadania petropolitana, cada vereador pode homenagear, a cada ano, três cidadãos, entre pessoas que se destacaram por exercer trabalhos que fazem a diferença para o município na economia, na saúde, nas artes e demais segmentos. Um dos homenageados este ano foi o Governador do Estado, Wilson Witzel, que estava em viagem e não pôde comparecer. Ele foi representado na solenidade pelo assessor especial da Casa Civil, o advogado Bernardo Santoro, que também foi agraciado com o título de cidadania.

banner principal