Cerca de 50 alunos do quarto ano do Centro Educacional Terra Santa participaram na manhã desta quinta-feira, 06/06, do projeto "Escola na Câmara", organizado pelo setor de projetos especiais da Câmara Municipal de Petrópolis, que visa despertar nos jovens estudantes o espírito de cidadania, dando-lhes oportunidade de conhecerem um pouco mais sobre a história de Petrópolis e da Câmara Municipal, a realização de uma sessãolegislativa, a organização e funcionamento dos poderes públicos através de visitações ao Legislativo.

A visita ocorre em aproximadamente 40 minutos e consta em: visitação às instalações da Casa Legislativa; pequena aula sobre os três poderes – executivo, legislativo e judiciário -, e direito dos cidadãos.

Os alunos foram acompanhados pelas professoras Ana Luiza Duarte e Isabela Muniz, que também destacaram a importância do projeto. “É um momento diferenciado para eles, poder sair da sala de aula e conhecer um pouco da história da nossa cidade além dos livros, visitando pessoalmente os locais onde essa história de fato aconteceu. Vivenciar isso despertar o interesse e ajuda, sem dúvida, no aprendizado das crianças”, opinou Ana Luiza.

O projeto Escola na Câmara é aberto à participação de todas as escolas – estaduais, municipais e particulares -, sendo necessária o agendamento de data e horário com o setor de Projetos Especiais da Câmara Municipal. A palestra é ministrada pelo professor José Carlos Eiras, servidor do Setor de Projetos Especiais da Casa Legislativa.

Ao longo de 18 anos desde sua implementação, alunos de mais de 200 escolas já passaram pelo projeto, que envolve crianças entre 9 e 15 anos. A Câmara recebe a visita de escolas públicas e particulares, da cidade e também de outros municípios. Os interessados devem entrar em contato com o setor de projetos especiais da casa, pelo telefone 2291-9282 e agendar a participação.

banner principal