A Câmara Municipal de Petrópolis realizou na noite de segunda-feira (06), no plenário da Casa, uma audiência pública com o objetivo de dialogar com a sociedade petropolitana sobre a Reforma da Previdência. A realização do evento foi uma iniciativa do vereador Marcelo Lessa (SD), e contou com a presença do deputado federal pelo Rio, Aureo Ribeiro, do mesmo partido do vereador, que compõe a Comissão Especial para a Reforma da Previdência na Câmara dos Deputados.

O encontro, aberto à comunidade, teve como propósito ampliar o debate sobre a proposta de emenda constitucional (PEC) 6/2019 protocolada pelo governo federal no Congresso e que sugere, entre outros pontos, alteração no tempo de contribuição e de idade para aposentadorias. 

Durante sua explanação, o deputado Aureo abordou alguns temas que estão sendo muito questionados no atual modelo de reforma, como o aumento do tempo de contribuição, a redução do Benefício de Prestação Continuada (BPC), o fim do abono salarial e a redução do benefício de aposentadorias por incapacidade e da pensão por morte. Esclareceu dúvidas também sobre o tempo necessário de contribuição e as regras de transição de acordo com a proposta que o governo chama de Nova Reforma da Previdência.

O parlamentar defende a reforma com alterações em diferentes trechos, e destaca que o tema interessa à sociedade brasileira como um todo, pois vai impactar uma geração e o futuro das pessoas. “Nós queremos ampliar esse debate, e encontros regionais como o realizado aqui em Petrópolis se apresentam como excelente instrumento para tanto", afirmou.

Para o vereador Marcelo Lessa, a reforma da previdência é tema muito atual, e pode ser considerado um dos maiores problemas do Brasil na atualidade. “O rombo da Previdência fechou 2018 no patamar de R$ 290 bilhões e caminha rumo a insustentabilidade. Não podemos nos furtar a esse debate com a máxima urgência”, destacou Lessa, agradecendo a presença do deputado Aureo em Petrópolis. 

"Ouvir especialistas, encaminhar contribuições ou sugerir mudanças por meio da bancada carioca no Congresso Nacional é o que estamos propondo. A questão da Previdência é um assunto que temos de debater com nossa comunidade”, completou.

Entre os convidados que participaram da mesa de debates estavam: o ex-deputado federal Nelson Sabrá; o advogado Oldair Azevedo, representando o partido Solidariedade; Robson Cruz do Inpas; Rosangela Inocêncio da Associação de Contabilistas de Petrópolis; Marcelo Ananias Couto, do Movimento Brasil Livre; os ex-vereadores Renato Thomé, Henrique Manzani e Anderson Juliano; entre outros representantes de entidades ligadas ao tema.