O vereador Justino do RX (MDB) protocolou hoje uma indicação simples ao Governo Municipal, a qual sugere uma atualização cadastral dos usuários do Sistema Único de Saúde no município. A proposta tem por objetivo identificar os atendimentos que estão sendo prestados nas unidades a petropolitanos e a moradores de outras cidades. O recadastramento, de acordo com a proposta, seria feita através de um chamamento dos usuários para atualização cadastral.

O vereador destaca que, nos últimos meses, pessoas de outros municípios têm apresentado endereço de Petrópolis para atendimento nas unidades de saúde da cidade, mas ao se verificar a ficha cadastral no SUS essas pessoas são, na verdade, moradoras de outras cidades. “Isso aconteceu na última segunda-feira, no Hospital Alcides Carneiro, quando uma pessoa apresentou-se como moradora da Rua Teresa, porém a busca em seu cadastro verificou ser a mesma moradora de Duque de Caxias”, contou o parlamentar.

Segundo ele, a ideia não é impedir que o atendimento seja realizado, até porque lei federal não permite que isso aconteça, mas sim possibilitar que o ressarcimento à Secretaria de Saúde seja feita pelo atendimento oferecido. “Se eles vêm para cá é porque o sistema aqui funciona melhor que em suas respectivas cidades. São exames laboratoriais, tomografias, exames de raio X, cirurgias, partos, internações em UTI e Neonatal, que poderiam estar atendendo nossos munícipes”, destacou Justino.

O chamamento para a atualização cadastral, no corpo da proposta apresentada, será feita com a apresentação do comprovante de residência dos últimos três meses e do CPF do usuário. De acordo com Justino do Raio X, a responsabilidade de atualizar o cadastro junto ao Sistema Único de Saúde é do próprio usuário. Em determinadas situações o paciente que não tiver com seu cadastro atualizado poderá aguardar, salvos os casos de urgência e emergência que continuarão sendo atendidos com a prioridade devida.

Justino lembra ainda que o recadastramento ajudará também à própria Secretaria a identificar a porta de entrada do atendimento de saúde de acordo com a área de abrangência do município. “É muito importante que todo usuário tenha o seu cartão atualizado, pois é a partir do prontuário que o paciente receberá a visita dos agentes de saúde, acompanhamento das equipes médica e de enfermagem”, finalizou o vereador.