A Câmara Municipal aprovou ontem, em primeira discussão, o Projeto de Lei 3067/2018, de autoria do vereador Marcelo da Silveira (PSB), que prevê a obrigatoriedade de afixação de sinalização de solo especial para deficientes visuais nas agências bancárias localizadas em Petrópolis. A proposta teve o voto favorável de 14 vereadores, e deverá retornar à pauta nos próximos dias.

Segundo o vereador autor da propositura, a acessibilidade das pessoas com deficiência nas agências bancárias é de suma importância, mas atualmente essa sinalização só é disponibilizada até as salas de espera para atendimento. O projeto determina que a sinalização deverá orientar as pessoas até escadas, bebedouros, elevadores, banheiros e também aos caixas de atendimento de pessoas físicas e jurídicas.

“Observamos ainda que os banheiros sinalizados como acessíveis na verdade são parcialmente acessíveis, já que a maioria não possui piso tátil no seu interior, nos acessos ao vaso sanitário e à pia. Não adianta ter piso tátil guiando a pessoa se no interior não existir o respectivo equipamento”, disse o autor da proposta.

Marcelo da Silveira ressaltou que visitou várias agências bancárias e constatou o problema, antes de apresentar o referido projeto de lei. A proposição estipula que o piso a ser instalado deverá atender as especificações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Após ser aprovado em segunda discussão, o projeto será enviado ao Executivo para sanção ou veto.

banner principal