O plenário da Câmara Municipal foi o palco para a abertura oficial da campanha Outubro Rosa, promovida pela Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos (APPO). A celebração teve a participação do Coral Dó Ré Mi e da cantora Valentina Francisco. A campanha, que celebra sua 10ª edição, gera grande mobilização, com muitos monumentos históricos coloridos de rosa e a participação efetiva da população petropolitana.

O presidente da Câmara, vereador Roni Medeiros (PTB), destacou que o Poder Legislativo é um defensor ativo da causa e que estará sempre ao lado da APPO. “Temos a satisfação de ter o Legislativo como palco dessa bonita festa. Espero que haja uma conscientização maior da população sobre a questão da prevenção e do tratamento do câncer de mama. O município está mobilizando e entende a importância desta ação”, disse.

Medeiros afirmou ainda ter certeza que todos os vereadores estão felizes em poder somar com essa iniciativa tão importante. “Parabenizo a APPO pelo maravilhoso trabalho que exerce na cidade, salvando e apoiando em todos os momentos as mulheres vítimas dessa doença”.

Ana Cristina Mattos, presidente da APPO, agradeceu o carinho manifestado por todos os entes públicos, incluindo a Câmara Municipal e lembrou que a união da sociedade, Governo Municipal, Câmara Municipal, voluntários e tantos outros parceiros, propiciou que a APPO pudesse estar promovendo por 10 anos o Outubro Rosa, e estar há 26 anos auxiliando tantas pessoas. “Nossa luta é muito grande, caminhamos devagar, mas o mais importante é estar sempre de pé. As vitoriosas (como são chamadas as ex-pacientes) estarem aqui, comemorando o fato de estarem vivas, é o nosso maior prêmio”.

O diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE), Leonardo Randolfo, representando no ato o prefeito Bernardo Rossi, disse que para o Governo Municipal é de suma importância contribuir diretamente com a realização do Outubro Rosa. A população deve enxergar nesse mês de outubro, segundo ele, a importância dessa pauta, que não é apenas de um mês, mais sim de vidas inteiras.

A vereadora Gilda Beatriz (MDB) que representou os demais parlamentares da casa, destacou que “como mulher saúdo as vitoriosas e que é possível sim, superar o câncer de mama. A APPO faz um maravilhoso trabalho. Na hora do diagnóstico, a pessoa precisa ter alguém para dar suporte, pois o emocional do paciente deve ser protegido. Parabéns a todas as vitoriosas e o Outubro Rosa faz diferença nessa cidade”.

Nidia Hammes, madrinha da APPO em 2018 e que realiza doações de malhas para a instituição ao longo de oito anos, destacou que “é uma honra estar como madrinha de um movimento tão importante. Continuarei participando ativamente deste trabalho e podem contar comigo sempre”.

Coral Dó Ré Mi e Valentina Francisco promovem apresentações marcantes

As apresentações que levantaram a plateia presente ao evento foram mais um destaque da noite comemorativa. O Coral Dó Ré Mi apresentou três canções, retiradas do espetáculo intitulado Like, que tem arrebatado grandes públicos em diversas cidades do país.

Valentina Francisco, que foi uma das finalistas do programa The Voice Kids, na TV Globo, entoou o Hino Nacional no início da solenidade e apresentou três temas, além de uma performance ao lado do Dó Ré Mi. O público se empolgou com os shows.

Caminhada programada para o dia 27 deste mês

No sábado, dia 27, está marcada a grande caminhada do Outubro Rosa, que vai acontecer às 15h, pelas ruas do Centro Histórico. O Outubro Rosa é celebrado em todo mundo com objetivo de alertar as mulheres sobre a necessidade da detecção precoce do câncer de mama e esclarecer o público sobre as metodologias dos exames preventivos, da realização do autoexame e do conhecimento do corpo. Durante todo o mês uma extensa programação vai englobar palestras e atividades com cunho educacional em locais diferente do município.