A Câmara Municipal de Petrópolis vai receber na noite desta sexta, 11 de maio, evento que celebra os 130 anos de abolição da escravatura. O encontro será mediado pelo vereador Justino do RX (MDB) e organizado pela Copir - Coordenadoria Municipal de Promoção da Igualdade Racial.

A programação será iniciada às 18h com a apresentação das lideranças presentes que participarão de mesa redonda. Às 19h haverá palestra da Dra. Elizabeth Maller, com o tema “Processo da Abolição e suas Consequências”, seguida de debate do tópico “Combate à Intolerância Religiosa” que contará com a participação de representantes de diversas religiões atuantes no município. Às 20h30 o evento será encerrado com apresentação de Roda de Jongo e Capoeira com o Grupo Abadá.

O coordenador Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Marco Antônio KinKin, ressaltou que o evento não se trata exatamente de uma comemoração.

“Com a abolição, há 130 anos, enfrentamos um processo conturbado, pois muitos dos negros ainda não eram alfabetizados na ocasião e ficaram à mercê de seus antigos senhores. Quero enfatizar também que a maioria dos movimentos negros do país não vê o 13 de maio como uma data comemorativa, mas sim um momento de campanhas e de lutas. E aqui em Petrópolis não será diferente, vamos discutir questões como a discriminação racial e a intolerância religiosa”.

Justino também destacou a importância de debater o tema. “Será um momento de reflexão, pois o preconceito segue em nossa rotina, às vezes velado, outras vezes de forma explícita. A situação da mulher negra, por exemplo, continua preocupante, pois ela sofre discriminação por ser mulher e também por ser negra, um absurdo que ainda permanece após 130 anos. Precisamos avançar muito ainda nesta questão. O abismo social é imenso, dados de 2012 do IBGE, registraram que dos 16 milhões de brasileiros vivendo na extrema pobreza, a maioria é negra”.

“Mesmo assim acredito que devemos celebrar a união das lideranças de nosso município, pois o momento do movimento negro em Petrópolis é promissor. Ano passado conseguimos aprovar na Câmara a Indicação Legislativa 6801/2017, de minha autoria, que solicita o retorno da Coordenadoria Municipal de Promoção Racial. O Executivo Municipal reconheceu a importância do retorno da mesma e com isso a causa em nosso município, repleta de lideranças atuantes, passa a ter mais força”.

PROGRAMA – 130 ANOS DA ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA
18h - Abertura;
19h – Palestra Dra. Elizabeth Maller “Processo da Abolição e suas Consequências”;
19h30 – Debate “Combate à Intolerância Religiosa”;
20h30 – Apresentação Roda de Jongo e Capoeira – Grupo Abadá.