A Câmara Municipal de Petrópolis realizou na terça-feira 8 de agosto, às 19h, a entrega do Prêmio Dr. Oswaldo Cruz, concedida anualmente para profissionais da área de saúde que se destacam em sua atuação na cidade. Cada vereador pode agraciar um homenageado por ano. Será a segunda edição do prêmio, que foi criado em 2015 através de um Projeto de Resolução do vereador licenciado Silmar Fortes (PMDB), atual Secretário de Saúde do município.

Um dos grandes nomes que contribuíram para o crescimento do país, Oswaldo Gonçalves Cruz foi cientista, médico, bacteriologista e epidemiologista. O médico fundou em 1900 o Instituto Soroterápico Nacional, chamado hoje de Instituto Oswaldo Cruz – FIOCRUZ. Foi responsável por instituir a vacinação obrigatória e proporcionou à cidade do Rio de Janeiro uma revolução sanitária, combatendo os focos de doenças que infestavam a cidade.Fundou a Academia Brasileira de Ciências em 1916, e finalizou sua trajetória ao assumir a prefeitura de Petrópolis em agosto do mesmo ano, vindo a falecer meses depois,no dia 11 de fevereiro de 1917.

Como parte da programação em homenagem ao sanitarista, a Câmara inaugurou na última sexta-feira (4) a exposição “Oswaldo Inspira: 100 Anos sem Oswaldo Cruz (1872 – 1917)”, que destaca aspectos pouco conhecidos da vida e da personalidade dessa figura de trajetória ímpar no país, que deixou seu legado perene, inclusive em nossa cidade.

Trata-se de uma apresentação de documentos de valor singular, gentilmente disponibilizados pela Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz). Em especial, vem a público um acervo inédito que estava sob guarda do neto de Oswaldo Cruz, o também médico Eduardo Oswaldo Cruz, falecido recentemente, com álbuns que mostram a paixão do cientista pela fotografia. A exposição permanece em cartaz no saguão de acesso ao plenário do Palácio Amarelo até o próximo dia 21 de agosto, podendo ser visitada das 9h às 18h (segunda a sexta-feira) e das 10h às 16h (sábados e domingos).

Conheça os homenageados de 2017:

JOÃO MARIO SILVA (Vereador ANTÔNIO BRITO)
ANDRÉ MARCHIORI (Vereadora GILDA BEATRIZ)
DALMO JACY MONTEIRO (Vereador JAMIL SABRÁ NETO)
JOSÉ MAURO DA SILVA (Vereador JORGE RELOJÃO)
LUIS HENRIQUE SPIELMANN (Vereador JUSTINO DO RX)
DR.JULIO VIEIRA DE MELO (Vereador LUIZINHO SORRISO)
EDELTO DOS SANTOS ANTUNES (Vereador MARCELO DA SILVEIRA)
FERNANDO FRAGA (Vereador MEIRELLES)
ANDRÉ LEONARDO DE SÁ EARP (Vereador PAULO IGOR)
LUIZ ANTONIO DE SOUZA (Vereador PROF.LEANDRO AZEVEDO)
LUCIANO SILVEIRA BAFFI (Vereador RONALDÃO)