Indicação aprovada em segunda discussão nesta terça-feira (19.05) é de autoria do vereador Luizinho Sorriso

Os terminais rodoviários urbanos e interurbanos de Petrópolis poderão ganhar placas com descrição em Braille contendo informações sobre as linhas de ônibus e seus itinerários. A indicação legislativa 2857/2018, aprovada em segunda discussão nesta terça-feira (19.05) é de autoria do vereador Luizinho Sorriso (MDB). A intenção é beneficiar as pessoas com deficiência visual e cegas. Pela proposta, a implementação das placas deverá ser da pelas empresas de ônibus que exploram o espaço.

As placas em Braille também deverão conter informações sobre o trajeto das linhas de ônibus, além de informações uteis como telefones de emergência, por exemplo. Elas deverão estar disponíveis em locais de fácil acesso, garantindo sua usabilidade.

“As políticas de inclusão necessitam de serem mais pragmáticas e eficientes, permitindo que muitos que se encontram excluídos passam fazer parte de maneira autônoma das interações sociais. Enquanto, o Poder Público não assumir como prioridade as políticas de inclusão, teremos, sem sombra de dúvida, muitas dificuldades para proporcionar cidadania e, claro, o direito de ir e vir de muitos cidadãos brasileiros”, justifica o vereador autor da proposta, Luizinho Sorriso.

A proposta seguirá para o poder executivo, onde poderá ser vetada ou sancionada. Em caso de admissão do poder executivo, o PL deverá ser editado e regulamentado.