O presidente em exercício da Câmara Municipal de Petrópolis, vereador Maurinho Branco (PP) e o vereador Silmar Fortes (MDB) receberam na tarde desta sexta-feira (13.09) na sede do Legislativo, os representantes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), ligados à coordenadoria do Curso de Arquitetura e Urbanismo, para dar continuidade ao projeto de recuperação do Palácio Amarelo, por intermédio de um Termo de Cooperação Técnica.

A professora Raquel Nery, que é arquiteta e representante do IPHAN em São Paulo, além dos professores Bernardo Vieira e Maria das Graças Teixeira, ligados a UERJ, visitaram diversas instalações da casa para avaliarem de perto as condições e as necessidades mais urgentes para o futuro restauro. Esteve presente também ao encontro o assessor financeiro da Câmara, Roberto Rizzo.

A professora Raquel Nery apresentou ainda um resumo das ações necessárias para que o trâmite da cooperação se concretize. Dentro do documento também foram incluídos os eixos principais do futuro projeto, como a formalização de um laudo do telhado, a realização de uma oficina técnica, a elaboração de um plano estratégico e o manejo para as obras emergenciais.

Também ficou acordado entre as partes o envio de uma minuta por parte da Câmara Municipal para a UERJ, onde serão incluídas as prioridades de restauração, conservação, valorização e manutenção do prédio histórico.

“A cada reunião damos um passo para frente com a finalidade de viabilizarmos essa ação. Essa cooperação visa, em primeiro lugar, restaurar um dos imóveis mais emblemáticos da história de Petrópolis, que é a sede do Legislativo, um patrimônio de toda população”, disse o vereador Maurinho Branco.

O vereador Silmar Fortes apontou para a necessidade da criação de um grupo de trabalho para agilizar o processo de formalização do termo.

“Com a participação de todos os atores, tenho certeza que vamos alinhar e iniciar esse processo de extrema importância para a cidade muito em breve”.