Na última terça-feira (07/05), a Câmara Municipal de Petrópolis aprovou, sem segunda discussão, o projeto de lei que institui a prioridade de marcação de cirurgias para pacientes com suspeita de câncer. Agora o projeto será encaminhado para a Prefeitura, que poderá aprovar ou vetar a medida.

O projeto é de autoria da vereadora Gilda Beatriz (MDB), que afirmou a importância da nova regra.

“A aprovação desta lei pode trazer mais tranquilidade em um momento tão delicado. Vejo que o meu projeto poderá auxiliar a descoberta do câncer e seu tratamento. Assim, podemos estar resguardando todos que estiverem passando por este momento tão difícil.”, destacou Gilda.

O projeto institui a prioridade para a marcação de cirurgias com solicitação de biópsia em pacientes com suspeita de tumores. Atualmente, o câncer é a segunda maior causa de morte no Brasil. São cerca de 200 mil pessoas que morrem por causa da doença.

“Eu espero que esta medida seja aprovada pelo Executivo. Para que assim possamos resguardar todas as pessoas que sofrem com a possibilidade de estarem com a doença.”, completou.