Na próxima sexta-feira (14.12), a partir das 17h, a Câmara Municipal vai sediar o Festival de Economia Solidária, que apresentará todas as ações realizadas ao longo deste ano. Também serão entregues moções congratulatórias aos participantes que se destacaram no trabalho e na defesa da economia solidária no município e uma palestra sobre o tema.

O evento será conduzido pelo vereador Luizinho Sorriso (PSB) e terá a participação de representantes do Fórum de Economia Solidária de Petrópolis (FESP), Casa dos Conselhos, DETRA, CMAS, CESP, COMPIR, Secretaria de Meio Ambiente, Coordenadoria de Esportes, IMCE, Gabinete da Cidadania, Coordenadoria da Igualdade Racial, além dos vereadores.

“Valorizar o trabalho realizado por todos envolvidos com a economia solidária em Petrópolis é de suma importância. As portas da Câmara Municipal estão sempre abertas para debatermos politicas públicas para o fomento e o crescimento deste setor na cidade. Esse filão é fonte de geração de trabalho e inclusão social. Trata-se de uma alternativa de produção humana que pressupõe a autogestão, a cooperação, o respeito aos limites de cada envolvido, o sentimento de democracia, de valorização da natureza, de um comércio justo e consumo solidário”, destaca o vereador Luizinho Sorriso.

A Economia Solidária se constituiu em uma importante estratégia econômica e social para diversos empreendimentos, famílias e pessoas, especialmente para driblar o quadro econômico precário do Estado. A economia solidária é praticada por milhões de trabalhadores em todo mundo. Todo esse nicho se organiza de forma coletiva para gerir seu próprio trabalho, garantindo assim, a reprodução ampliada da vida nos setores populares.