Com a tecnologia cada dia mais presente no dia a dia das pessoas, Marcio Arruda (PR) protocolou um Projeto de Lei voltado para a inclusão na grade escolar e extracurricular do ensino fundamental da rede pública, a disciplina de robótica educacional. Para o vereador, “essa é uma oportunidade de oferecer uma matéria voltada para o futuro profissional dos alunos, em conexão com a atual demanda do mercado de trabalho”.

“A inserção está em consonância com a necessidade de instigar a curiosidade dos jovens, pois a tecnologia faz parte da vida de quase todos e eles adoram. Também quero que a grade extracurricular do município possa estar alinhada com a Base Nacional Comum Curricular para o próximo ano”, enfoca o vereador Marcio Arruda.

A robótica educacional é um braço da tecnologia e a da educação que abrange computação eletrônica e mecânica, englobando no seu sistema noções básicas de engenharia mecânica, programação e aprendizado educacional dinâmico.

“A robótica ganha cada dia mais espaço nas redes de ensino, e funciona como um processo auxiliar educacional, com o conceito de “aprender fazendo”. Ela pode ser associada a temas transversais dos parâmetros curriculares e geram um eficiente mecanismo de aprendizado de crianças e adolescentes”, atesta o vereador.

O vereador Marcio Arruda acredita que seus pares votarão a favor do projeto e que o governo municipal vai entender a importância de oferecer aos seus alunos mais oportunidades para seu futuro profissional.

“Os estudantes serão beneficiados com essa disciplina. A tecnologia é um fator irreversível na realidade mundial e preparar esses jovens para o futuro é de suma importância”, reitera o vereador Marcio Arruda.