Dezenove alunos de 11 escolas particulares participaram de mais uma edição do projeto Câmara Mirim, que foi realizado durante a segunda-feira (09.07). Os estudantes tiveram a oportunidade de aprender sobre organização dos poderes públicos, história de Petrópolis e direitos e deveres do cidadão. Os jovens também compartilharam de uma sessão legislativa, com a eleição para presidente mirim da Casa, vencida pela aluna Ana Luísa Varella Montenegro, do colégio Bom Jesus Canarinhos, além de toda votação para a composição da mesa diretora.

O evento foi conduzido pelo presidente da Câmara, vereador Roni Medeiros e teve a participação dos vereadores Luizinho Sorriso e Gilda Beatriz, que entregaram moções aos parlamentares mirins.

A aluna do CEPEC, Maria Eduarda Ribeiro, de 12 anos e eleita para ser a segunda vice-presidente, afirma que “aprendeu muito sobre o funcionamento do Legislativo. Não tinha noção que os vereadores faziam tantas coisas. Mas eu gostei muito da experiência, pude aproveitar bastante”.

Para a aluna do nono ano do colégio Dinâmico Centro de Ensino, Dora Dauzacker Seixas, de 14 anos, a participação no projeto serve como um bom aprendizado, além de permitir a interação com outros estudantes.

“Pude conhecer novas pessoas, além de aprender como funciona a Câmara e saber sobre o trabalho dos vereadores. Muito bom participar desse programa”, disse.

Os alunos também apresentaram suas indicações legislativas. Algumas pedem o reforço do policiamento nos bairros, a fiscalização das residências em áreas de risco, a criação de um canil público, a melhoria na mobilidade urbana, o recapeamento de ruas e a instalação de sistemas de saneamento básico, entre outras.

O projeto é realizado há 17 anos. Qualquer unidade de ensino – municipal, estadual e particular - pode participar. Para mais detalhes do projeto, basta entrar em contato com o setor de Projetos Especiais da Câmara Municipal, pelo telefone 2291-9282.