O plenário da Câmara Municipal sediou na noite de quinta-feira (28.06) a sessão solene em comemoração aos 173 anos da chegada dos primeiros colonos alemães a Petrópolis e a entrega do Título de Utilidade Pública, premiação destinada às entidades que exercem seus trabalhos em prol da sociedade. O evento contou com a presença da presidente do Clube 29 de Junho, Emygdia Hoelz e de vários representantes da instituição.

Dez entidades da cidade foram homenageadas. O Projeto de Lei, criado em 1985, permite que cada vereador indique duas organizações reconhecidas por realizarem atividades e prestação de serviços de cunho social.

O presidente da Câmara, vereador Roni Medeiros (PTB), falou sobre a importância do título e do Clube 29 de Junho para a cidade. “Essa é uma homenagem que exalta o trabalho das instituições que atuam na cidade, exercendo ações relevantes para a população. Esse título é um exemplo para que outras organizações adotem essa prática e contribuam para o desenvolvimento da sociedade. O Clube 29 de Junho também merece todas as reverências pelo trabalho que promove ao longo desses anos na perpetuação das tradições germânicas, alicerce que possibilitou o embasamento cultural e a construção de toda sociedade petropolitana”.

Instituições homenageadas:

Associação Nyumba-Kaya (Gilda Beatriz)

AHAS - Associação Hospitaleira de Assistência Social e Judô Clube Marinho J.C.M (Jorge Relojão)

Associação de Apoio a Escola Nossa Senhora de Fátima (Justino do RX)

Instituto de Desenvolvimento Econômico Solidário, Social, Humano, Artesanal e Sustentável (Luizinho Sorriso)

FNCC - Frente Nacional de Combate ao Câncer e Associação Neilarte de Artesãos (Marcelo da Silveira)

Instituto Alliance – Associação de Assistência para Pessoas com Deficiência (Prof. Leandro Azevedo)

AORE – Associação dos Oficiais da Reserva do Exército/Petrópolis (Ronaldão)

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Ministério em Petrópolis (Wanderley Taboada)