O vereador Marcio Arruda (PR) é o novo 1º vice-presidente da Câmara Municipal de Petrópolis. A eleição aconteceu na tarde de terça-feira, 18 de abril, durante a sessão do dia, em obediência ao Regimento Interno da Casa, devido à vacância do cargo no dia anterior, quando seu anterior ocupante, Roni Medeiros (PTB), assumiu a presidência da Câmara. Seu nome foi aclamado pelos 13 vereadores presentes à reunião.

Em seu primeiro pronunciamento como vice-presidente da atual Legislatura, ele agradeceu o apoio que lhe foi dado pelo colegiado, elogiou as medidas que já começam a ser tomadas pela nova administração, como a obrigatoriedade de identificação de todos aqueles que visitem o Palácio Amarelo, através da apresentação de documentos. “Pode não ser uma medida simpática, mas se faz necessária para manter a organização da Câmara”, enfatizou.

Arruda adiantou também que proporá a Mesa Diretora algumas ações que incrementem a participação popular, como, por exemplo, o oferecimento um espaço para os cidadãos se manifestarem em plenário, a cada quinzena, por um determinado período de tempo. “São ações que precisam ser discutidas com os demais integrantes da mesa, mas já adianto que essa ideia muito me agrada e vai melhorar a imagem do Legislativo”.

Nesse sentido, vale lembrar que a Câmara já desenvolve alguns projetos que visam aumentar a participar popular nas atividades legislativas, como é o caso do “Câmara nas Comunidades”, que leva as plenárias para os bairros, ouvindo as reivindicações e necessidades da população em diferentes regiões da cidade. Durante a reunião, os moradores apontam os problemas que precisam de soluções mais urgentes, e estas são encaminhadas às autoridades competentes.

Márcio Arruda é natural do Rio de Janeiro, tem 73 anos, é casado, tem duas filhas e três netos. Está em seu quarto mandato não consecutivo como vereador, tendo sido presidente da Câmara Municipal de Petrópolis no biênio 1993/94.